Preaqueça o forno na temperatura máxima, por 15 minutos, depois que passar o tempo desligue o forno.
Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo baixo, para aquecer, sem deixar ferver. Mexa sempre, para não formar nata. É para aquecer até formar uma espuminha na lateral, mas não pode deixar ferver, então tem que ficar de olho.
Desligue e retire do fogo quando formar a espuminha. Transfira o leite para uma tigela, preferencialmente de cerâmica, mas se não tiver, pode colocar em outra, para amornar.
Mexa de vez em quando, para não formar nata. O leite precisa chegar a temperatura de 45o C, se não tiver termômetro culinário, para saber a temperatura é só colocar o dedo dentro do leite, quando conseguir ficar 40 segundos, está na temperatura certa.
Coloque o iogurte em uma vasilha, e ponha duas conchas do leite morno dentro da vasilha que está o iogurte. Depois misture bem. Esse processo chama-se temperagem.
Transfira essa mistura para a vasilha que está o restante do leite e mexa.
Feche a vasilha com papel-filme. Depois embale a vasilha com uma toalha grossa. A intenção é manter o leite bem aquecido, para favorecer a ação dos micro-organismos.
Coloque a vasilha no forno preaquecido, já desligado. E deixe dentro por 8h a 12h. O ideal é fazer a receita à noite, devido ao tempo de descanso.
Quando retirar do forno, deixe mais duas horas na geladeira.