Em uma panela, coloque o leite e ligue o fogo. Desligue o fogo assim que começar a sair fumacinha do leite. O leite não pode ferver, então preste atenção: aqueça o leite até começar a sair uma fumacinha de dentro da panela.
Com a ajuda de um funil esterilizado, coloque o leite aquecido dentro da garrafa.
Deixe o leite esfriar até você conseguir colocar as mãos na garrafa por 10 segundos (ou seja, até ele estar perto de 35ºC). Antes disso, o leite estará muito quente para receber o próximo ingrediente, que é o Yakult, e matará todos os lactobacilos presentes nele.
Quando o leite chegar aos 35ºC, acrescente os dois Yakults com a ajuda do funil. Tampe a garrafa, cuidando para não encostar as mãos no bocal, e agite-a.
Agora deixe a garrafa descansar em um ambiente seco, coberta por um cobertor para manter uma temperatura adequada, por 13 horas. Nesse período, os lactobacilos irão se multiplicar e se fundirão ao leite.
Depois das 13 horas, abra a tampa da sua garrafa e cheire o Yakult. Se ele estiver com cheiro de iogurte, ele está bom. Se ele estiver com cheiro azedo, ele estragou. Por isso é super importante esterilizar todos os recipientes utilizados (garrafa e funil) e evitar o contato das mãos com o bocal da garrafa.
Se o Yakult estiver com cheiro de iogurte, ele pode ser passar para segunda etapa de preparo: ficar na geladeira por cerca de 5 horas ou até gelar bem.
Por último, faça a calda com o açúcar mascavo e a água. Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo. Deixe a calda esfriar um pouco, coloque-a dentro da garrafa do Yakult e agite para misturar bem.
Leve à geladeira e sirva.
Dicas:
Observe atentamente as regras de higiene e faça a esterilização dos materiais utilizados para não correr o risco de estragar a sua receita. Lembre-se: o mínimo de contaminação poderá estragá-la.
Limite o consumo do Yakult caseiro a 50ml por dia. O seu excesso pode causar diarreia.