Para preparar essa receita de bacalhau de Natal comece por colocar as postas de bacalhau em uma panela com leite até cobrir. Leve ao fogo, tempere a gosto com sal e pimenta e cozinhe por cerca de 15 minutos em fogo médio-baixo.
Dica: Controle a cozedura pois o leite sobe bastante quando começa fervendo. Aconselhamos usar bacalhau em postas pois contêm menos espinhas e tornam mais fácil o preparo dessa receita.
Enquanto isso descasque as batatas, corte em pedaços pequenos e cozinhe numa outra panela com água e um pouco de sal.
Quando o bacalhau estiver pronto, retire-o para um prato e reserve o leite. Leve ao fogo uma frigideira com o azeite, a cebola cortada em meias-luas, os alhos picados e o louro e deixe refogar. Quando dourar, acrescente o bacalhau e deixe cozinhar por 10 minutos, apenas para pegar o sabor.
Quando as batatas estiverem macias, escorra a água e esmague ou bata com o leite da cozedura do bacalhau (adicione aos poucos, para que o purê não fique demasiado mole) e a manteiga. O importante é obter um purê bem suave e sem pedaços. Prove e acerte o sabor com noz moscada, sal e pimenta.
Chegou a hora de montar a receita de bacalhau com maionese e batata na assadeira! Para isso unte uma assadeira grande e coloque ao centro o bacalhau com a cebolada e sem o louro. Espalhe sobre ele a maionese e, em redor, adicione o purê de batata.
Para tornar esse prato mais caprichado e saboroso adicione um pouco mais de azeite na frigideira onde preparou o refogado para o bacalhau e salteie o pão ou broa até ficar crocante.
Adicione o pão ou a broa à assadeira, arrumando nas beiradas como mostra a fotografia. Leve ao forno preaquecido a 200ºC por 10 minutos ou até gratinar e ficar douradinho.
Dica: Se quiser pode ainda decorar com azeitona.
Finalmente seu bacalhau gratinado com maionese e purê de batata está pronto! Hora de provar e compartilhar com a família essa deliciosa receita. Acompanhe com salada de alface com abacate, salada de queijo de cabra com mel e nozes ou outra da sua preferência.