Antes de usar o suco do limão para outra receita, retire a casca com uma faca bem amolada. Comece cortando a parte de baixo e de cima do limão, para ele ficar firme sobre a tábua de corte. Então corte as fatias da casca, depois corte cada fatia em tiras e vá colocando em uma tigela com água. Na foto do meio, as tiras são fininhas, mas dá para fazer de qualquer espessura. Fica bom do mesmo jeito.
– deixá-las de molho durante 1 ou 2 dias, trocando a água várias vezes (assim, o amargor sai e as tirinhas continuam crocantes);
– colocá-las em uma panela com água fria e levar ao fogo só até levantar fervura, escorrer e repetir esse processo mais 3 vezes. Cuidado para não ferver as tirinhas, pois assim elas ficam moles, e o objetivo é retirar o amargor, sem cozinhá-las. Esse processo é para quem está com pressa de comer…
Depois, leve-as ao fogo com a água e o açúcar, e vá mexendo devagar até que a água evapore e a calda fique mais espessa, envolvendo as tirinhas. Escorra o excesso de calda (dica: guarde a calda) e coloque as tirinhas sobre uma folha de papel manteiga (uma pia untada com manteiga também resolve). Use um garfo para separá-las e deixe esfriar. Antes de secarem por completo, passe-as em mais açúcar, e pronto! Guarde tudo em um pote limpo e com tampa, em local seco.
Lembra a calda que sobrou na panela? Olhe só o que você pode fazer: coloque mais água e leve ao fogo para ela ficar bem rala. Aí, coloque gelo para ela esfriar, e use essa caudinha para fazer limonada.