Para começar com esta deliciosa receita de filhoses de abóbora, tenha à mão todos os ingredientes. Primeiro é preciso que comece por descascar a abóbora, tirando as sementes, cortando em pedaços e colocando em uma panela para ferver. A seguir, enquanto a abóbora ferve, separe as gemas das claras dos ovos, bata as claras em neve e reserve.
É preciso deixar a abóbora ferver até amolecer e cozinhar bem, depois tirar da água, escorrer e triturar com a batedeira até que fique um creme espesso mas sem nenhum grumo. A água onde ferveu a abóbora não é descartada inteira: você deve guardar dois copos para usar depois na elaboração da mistura.
Agora é hora de colocar na tigela a farinha bem peneirada em forma de montanha, e incorporar o fermento químico, o açúcar, o sal, as raspas e as gemas dos ovos. Trabalhe bem toda esta mistura para que fique bem homogênea, e pouco a pouco vá acrescentando um pouco da água usada para ferver a abóbora, cerca de 15 colheres de sopa.
A seguir acrescente o creme de abóbora e misture para conseguir uma massa uniforme e sem nenhum grumo. Se achar que manualmente é um pouco complexo, use a batedeira. Depois de conseguir a massa, pegue no fuê e incorpore suavemente as claras em ponto de neve à massa. Agora só falta o último e definitivo passo, colocar para esquentar o óleo em uma frigideira ampla, até ferver. Quando o óleo chegar a essa temperatura, pode ir colocando pouco a pouco a massa para fritar, virando de todos os lados. Quando as filhoses estiverem prontas, coloque em um prato e polvilhe açúcar.