“Encontramos principalmente a Escherichia coli, que pode causar problemas como diarreia, febres.
Fungos podem ocasionar problemas de pele, que vão desde uma micose ou até mesmo problemas no pulmão”.
O correto é deixá-lo no chão da cozinha e não sobre a pia, pois o acúmulo de matéria orgânica, além de concentrar germes, atrai moscas, formigas, baratas e até ratos. Além disso, sobras estragadas podem contaminar a pia e outros alimentos que estão sendo preparados.
Enquanto estiver cozinhando, para evitar o contato das mãos com a lixeira, também é preferível que ela tenha pedal para acionar o abre-fecha da tampa.
Tanto as de madeira como as de plástico podem ser nocivas para a saúde. “Os cortes que os materiais sofrem facilitam a aderência de restos de alimentos, além de proporcionarem um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias”, diz João Pedro Lucio, coordenador técnico da Maria Brasileira, rede especializada em prestação de serviços domésticos.
Acumula resíduos de comida, de pele morta e ainda fungos. Portanto, para não contaminar outras superfícies, nunca deixe o pano de prato secar sobre fogão, pia e muito menos sobre louça lavada. “Esse pano úmido, após o uso, chegar a ter 1 milhão de bactérias a mais do que a tampa de um vaso sanitário”, afirma o biomédico Roberto Figueiredo.