Confira essas novidades:

loading...

Dieta da USP: tudo o que você precisa saber antes de encará-la

Postado por , no dia 12 de dezembro de 2015 em PRATO PRINCIPAL

Modo de Preparo

Você já ouviu falar da Dieta da USP? Com o cardápio para a primeira semana formado basicamente por ovos, presunto e café, a dieta de emergência promete até 15 quilos a menos para quem a seguir por 15 dias.

Não à toa, mesmo tendo sido criada nos anos 90, ainda tem muita gente pesquisando e seguindo essa alimentação limitada. Mas quando a proposta parece ser tão milagrosa, é bom ficar atenta a possíveis ciladas. Falamos com especialistas para saber tudo sobre esta dieta e entender essa fama tão persistente há anos.

Por que a Dieta da USP faz tanto sucesso?

“Toda dieta que promete perda de peso rápida faz sucesso, porém, neste caso, as pessoas acreditam que ela esteja realmente vinculada às pesquisas da USP, o que a torna ainda mais atraente”, diz Camila Secches, especialista em nutrologia e professora de endocrinologia da Faculdade de Medicina de Itajubá (MG).

Segundo a nutróloga, apesar do nome e da aparente credibilidade, a dieta não foi criada por pesquisadores da universidade e seus verdadeiros autores são desconhecidos.

Pra quem a dieta é recomendada?

A Dieta da USP é hipocalórica, ou seja, foca na diminuição drástica de calorias na alimentação. De acordo com a médica nutróloga Sílvia Corrêa da Fonseca, de São Paulo, “este tipo de dieta é recomendada apenas para obesos mórbidos ou pacientes hospitalizados por cerca de uma semana, dependendo de cada condição”.

Por ser altamente restritiva, Sílvia afirma que nenhum médico irá recomendá-la: “Muito menos podemos incentivar uma paciente a procurá-la na internet e copiar o cardápio”.

Mas a dieta funciona?

A nutróloga de São Paulo alerta que a perda de peso em um período tão curto é ilusória. Segundo a médica, quando o corpo não recebe a quantidade de carboidratos que precisa, ele depende mais dos outros nutrientes que são importantes para o seu funcionamento. “Ao subir na balança, você pode sentir uma redução, mas a troco de quê? De água corporal e massa magra, mas não de gordura”, esclarece.

Na verdade, a Dieta da USP pode causar até o efeito contrário ao emagrecimento e dificultar a perda de calorias diárias, como explica a professora de endocrinologia: “Seu corpo entende que você passou por um período de privação de energia e, para se proteger, reduz o gasto energético o quanto pode”.

 

loading...
Imprimir ou Salvar
Esta Receita
Envie pelo
Whatsapp
Receitas Sugeridas
Comente nesta receita

Busca

Novidades

loading...

Veja Também

Área de Assinantes

Meu Livro de Receitas
Faça o seu login abaixo para listar suas receitas

Esqueci minha senha
Quero me registrar

new

Loading...

austria

novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Categorias